Mix de marketing

O mix de marketing da sua empresa é a combinação de todos os elementos de marketing e a função que cada um desempenha na promoção dos seus produtos e serviços. O mix de marketing pode ser explicado utilizando os 5 Ps do marketing. Conhecendo os 5 Ps você poderá entender e aplicar esse mix que é essencial para o sucesso do marketing na sua empresa.

Sucesso se escreve com P

Você pode estar se perguntando: “Como assim sucesso se escreve com P?”. Calma! É simples. Não se alcança o sucesso em marketing sem a combinação de 5 P’s: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas. A combinação destes elementos tem um papel essencial para promover e vender produtos e serviços aos clientes.

Os 4 P’s do Mix Marketing

Inicialmente, a literatura do Marketing consagrou os 4 P’s, que eram os elementos do Mix Marketing:

Produto – Os produtos ou serviços oferecidos ao cliente: design, funcionalidade, diferencial e benefícios que oferecem. Este é o P mais importante, afinal de contas, o que conta no final é o produto.mix-de-marketing

Preço – Definição do preço do produto ou serviço, o qual deve combinar competitividade e lucro. O preço hoje em dia é definido pelo mercado – se o seu produto tem competição (e qual que não tem?), o mercado vai definir o seu preço.  É importante que além do preço,haja uma percepção do valor que o seu produto está agregando por este preço.

Praça (também chamado de distribuição) – Onde são vendidos os produtos e/ou serviços e como disponibiliza estes aos clientes.

Propaganda (ou promoção) – Os métodos utilizados para comunicar as características e benefícios dos produtos ou serviços para o público-alvo. A promoção é essencial ao marketing. Na verdade, muitas pessoas pensam que marketing é promoção, ou propaganda; mas a propaganda é apenas uma face do marketing.

Entretanto, faltava um elemento fundamental para dar vida aos 4 P’s, para colocar alma no negócio: as pessoas.

O Quinto Elemento: pessoas

Empreendedores de sucesso amam o que fazem e esse amor toca toda a sua equipe. É esse encantamento das pessoas que dá alma aos 4 P’s. É ele que vai fazer toda a engrenagem funcionar com êxito e transmitir verdade aos clientes. Muitas vezes, é o nível de serviço, a experiência e as habilidades dos profissionais de uma equipe que diferenciam uma empresa dos seus concorrentes.

Portanto, quem quiser ter sucesso em seu empreendimento precisa aprender a escrever sucesso com 5 P’s.

Como criar um mix de sucesso

Criar um mix de marketing de sucesso, que aumente as vendas e receitas da empresa depende da sua pesquisa de mercado e dos testes que você fará no seu plano de marketing. 

Os elementos de marketing que formam o mix precisam ser coerentes entre si. A mensagem transmitida por todos deve ser a mesma. Considere o exemplo abaixo para entender melhor como o conjunto de marketing pode estar passando mensagens conflitantes:

“Somos uma empresa que vende equipamentos para profissionais de engenharia, anunciamos nas principais revistas de advogados e somos especializados em coaching de administradores.”

No exemplo acima as incoerências são bastante óbvias, porém, se você fizer uma análise completa de todas as ações de marketing de sua empresa, com certeza vai achar incoerências. É importante que a empresa conheça o seu nicho de mercado, que os produtos que ela vende caibam no bolso dos membros daquele nicho e que a publicidade seja focada no seu mercado.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;