Marketing Verde

O que é marketing verde? O marketing verde refere-se ao processo de venda de produtos e/ou serviços com base em seus benefícios ambientais. Tal produto ou serviço pode ser ambientalmente sustentável em si ou embalado de forma sustentável ao meio ambiente.

O pressuposto do marketing verde é que potenciais consumidores irão ver na sustentabilidade de um produto ou serviço um benefício. A decisão de compra seria influenciada então pelo fator sustentabilidade. A segunda suposição do marketing verde é que o cliente estaria disposto a pagar mais por um produto sustentável do que pagaria por um não sustentável. Não existe nenhuma prova conclusiva disto.

marketing-verde

Se por um lado o marketing verde está crescendo muito, com um número crescente de consumidores dispostos a apoiar sua consciência ambiental com seu dinheiro, usar esta estratégia de marketing pode ser perigoso para a empresa. O público costuma ser cético de que um produto seja realmente sustentável. Quando empresas vendem a ideia de que seu produto é sustentável e os consumidores acabam descobrindo que não é, a imagem da empresa pode ser lesada.

Como fazer uma campanha bem sucedida de de marketing verde

Mostre para seus clientes potenciais que você segue práticas sustentáveis. Marketing sustentável ou marketing verde não é apenas um nome bonito, é uma estratégia que pode te ajudar a conseguir mais consumidores e ganhar mais dinheiro. Porém apenas se você fizer o corretamente.

Para o marketing verde ser efetivo, você tem que fazer três coisas: ser honesto, educar seus clientes e oferecer a oportunidade para eles participarem.

Ser honesto significa:

a) que você está realmente fazendo aquilo que diz estar fazendo na sua campanha de marketing sustentável

b) que o resto das suas políticas de negócio é consistente com o quer que seja que você escolheu fazer para ser sustentável.

Ambas as condições tem que se interligar para seu negócio estabelecer credenciais ambientais que irão permitir que seu marketing verde seja bem-sucedido. Não adianta você trocar sua embalagem para uma embalagem sustentável, mas o seu produto ter um efeito novico enorme ao planeta.

Eduque seus clientes

Educar seus clientes não é apenas uma questão de informar as pessoas o que você está fazendo para proteger o meio-ambiente, mas também informá-los porque isso importa. Se você não explicar por que isso importa, os consumidores vão olhar para sua iniciativa de marketing e perguntar “e daí?”, e sua campanha de marketing sustentável não vai a lugar nenhum.

Deixe seus clientes participarem

Dar aos seus clientes uma oportunidade de participar significa personalizar os benefícios de suas ações amigáveis com o meio-ambiente, normalmente deixando o cliente participar em ações ecologicamente positivas.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;