Marketing de Relacionamento

Como você tem tratado seus clientes? A ideia por trás do marketing de relacionamento é basicamente manter uma relação com o cliente pensando no longo prazo. Muitas vezes as empresas mantêm um relacionamento onde apenas os interesses de curto prazo são levados em conta.

O marketing de relacionamento usa ferramentas que objetivam criar, desenvolver e manter relações com o cliente, fazendo com que ele seja um fiel consumidor da empresa. A ideia é que todo cliente é um valioso bem da empresa. Então devemos não só adquirir clientes, mas mantê-los também por muitos anos.

Se você criar um forte vínculo com cada cliente, cada cliente conquistado é adicionado a uma lista que nunca para de crescer. Desta maneira, os antigos clientes continuam comprando da sua empresa, e as receitas aumentam conforme novos clientes vão sendo adicionados a carteira da empresa.

Uma responsabilidade de todos

O marketing de relacionamento deve ser responsabilidade de todos dentro da empresa. Todas as pessoas devem estar cientes que elas causam um impacto de algum modo ou de outro na percepção que o cliente tem da empresa. Por isso, não só daqueles que têm contato direto com o cliente deve estar preocupado com este relacionamento empresa-consumidor, mas todos os colaboradores.

Cultivar relações com os clientes é um conceito antigo no mundo dos negócios e das vendas. Não é novidade que o cliente é muito importante para qualquer negócio, pois é ele que coloca o dinheiro para dentro da empresa. Mas, apesar disso, o marketing de relacionamento tem como objetivo renovar este conceito de maneira mais forte e mais abrangente, desenvolvendo técnicas para reforçar a relação empresa-cliente.

Um dos conceitos que ilustra muito bem o marketing de relacionamento é lucro de curto prazo x manter o cliente para compras futuras. Quando pensamos de maneira imediata, temos a tendência a buscar o lucro hoje. Porém, pode ser vantajoso abrir mão do lucro agora, para cultivar uma relação com o cliente para o futuro. É melhor você fazer um preço mais baixo para o cliente, para que ele volte a comprar com a sua empresa no futuro do que ganhar mais hoje e não ganhar nada amanhã.

O marketing de relacionamento se tornou um termo bastante utilizado por profissionais da área e principalmente por escolas de marketing, as quais têm por objetivo renovar as técnicas e acompanhar o desenvolvimento do marketing e suas tendências de modo geral.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;