Desenvolvendo o Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma estratégia de gestão dentro de uma empresa que tem como objetivo direcionar o foco da organização como um todo para onde interessa. Empresas, sendo elas grandes ou pequenas, muitas planejamento estratégicovezes esquecem os seus objetivos de longo prazo no trabalho do dia a dia. O planejamento estratégico visa definir as estratégias da empresa de uso de recursos humanos e financeiros para que a empresa cresça todo o seu potencial.

Qualquer tipo de planejamento estratégico vai tentar responder uma destas questões: como nós faremos isto? Para quem nós faremos? Como nós seremos os melhores fazendo isto? Este processo visa definir a estratégia da empresa para o próximo ano, ou até três, cinco anos à frente. Algumas empresas fazem planejamento estratégico para vinte anos à frente.

Fazendo um planejamento estratégico

O planejamento estratégico pode ser definido em três passos.

O primeiro passo é a situação atual. Conhecer a situação atual da empresa é o começo da estratégia. Recursos humanos: quem são as pessoas que trabalham na empresa? Qual é a atual situação de recursos humanos? Recursos financeiros: qual é capital com o qual a empresa trabalha neste momento e qual a situação financeira é essencial na definição do futuro. Mercado de atuação e clientes: você está vendendo para uma fatia grande do mercado? Quem são seus clientes? Estas definições ajudam a saber para que lado expandir os seus negócios.

O segundo passo é o objetivo a ser alcançado. Você quer duplicar as vendas? Quer duplicar o lucro? A empresa precisa crescer? O quanto? É importante que a definição dos objetivos seja o mais específica possível. Dizer que a empresa deve crescer e fazer mais dinheiro é muito superficial. Crescer quanto? Quanto dinheiro deve entrar? Sem saber exatamente o objetivo, em números, não se pode escolher um caminho correto para buscá-los.

Finalmente, o caminho a ser percorrido. Aqui você conecta o passo um com o dois. Com os seus recursos financeiros e humanos você pode chegar onde quer? Precisa contratar mais gente? Mais treinamento para os atuais funcionários? Precisa de um financiamento? Traçar um mapa e um caminho finaliza o planejamento estratégico.

Estes três passos são essenciais para um efetivo planejamento estratégico. Sem uma destas três pernas, a mesa não para em pé. É essencial o conhecimento da exata situação atual, o que se deseja para um futuro determinado e como é possível alcançar o objetivo.

Para concluir, eu diria que toda empresa precisa de um planejamento estratégico. E não adianta dizer “Ah, eu tenho um planejamento na minha cabeça.”. Para fazermos as coisas funcionar devidamente, precisamos realmente planejar elas. Quando se trata de algo que acontece lenta e gradualmente, como a evolução de uma empresa em uma determinada área, é muito difícil manter o foco.

Por isso, o planejamento de uma empresa é algo que tem que ser discutido semanalmente, ou no máximo, mensalmente, em reuniões e outros tipos de eventos. O planejamento estratégico deve ser algo vivo e palpável dentro da empresa, senão ele será só mais uma placa dourada na parede do corredor.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;