Bom vendedor: Motivação

Sem motivação, o vendedor dificilmente conseguirá fechar uma venda. Aliás, sem mo­tivação, todos nós temos menos chances de ser bem-sucedidos em nossas atividades, as­sim como de extrair satisfação pessoal de­las. Mesmo que tenhamos feito algo grandioso, se o fizemos apenas por obriga­ção, sem motivação nem entusiasmo, não nos sentiremos realizados.

tigre

Não há receita para motivação, pois se trata de algo muito pessoal. Há quem vibre, por exemplo, quando o assunto é viagem ou se empolgue com o fato de poder controlar a sua própria rotina, demonstrando claramen­te sua motivação.

eSobre Como ser um bom vendedor

As pessoas costumam optar por carreiras profissionais que as aproxime daquilo que constitui a sua motivação natural, ou a sua paixão. Vendedores, de modo geral, escolhem essa profissão movidos pela possibilidade de estarem em constante contato com o público, de ganhar tanto dinheiro quanto sua determinação lhes permitir, de controlar sua própria rotina, etc. Alguns escolhem seg­mentos de mercado que lhes permitam es­tar sempre viajando ou que lhes dê muito prestígio.

Empregadores têm de estar atentos à motivação de seus vendedores para não co­meterem o equívoco de subestimar ou su­perestimar o valor do dinheiro. Quando subestimam, remunerando inadequada­mente suas equipes de vendas, por mais que adotem outros motivadores, como premi­ações, por exemplo, correm o risco de ter uma equipe desmotivada. Já quando supe­restimam, pagando altas comissões e achando que isso é tudo o que um vendedor espera obter pelo seu esforço e dedicação, podem acabar tendo baixas em seus qua­dros. Vendedores carentes de motivação ten­dem a buscar outras oportunidades no mercado.

Veja também outros atributos do bom vendedor:

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;