Afinal, o que é marketing?

Grande parte das pessoas confunde marketing com publicidade. A publicidade é uma parte importante do marketing, mas apenas uma parte. Outras acham que marketing é vendas. Mas se você desenvolve o marketing de modo eficiente, a venda acontece naturalmente, por que o produto foi feito sob medida para o consumido. Então o que é marketing?

É importante entender que o marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing engloba entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de marketing.

O que é marketing

Vamos ver algumas definições de marketing, e depois listar alguns aspectos para entender o que é marketing.

A definição de marketing pelo guru do assunto, Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual mdivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.”

Dc acordo com outra definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações”. Definição elegante, não?

Temos uma lista abaixo com nossas próprias definições, ou aspectos do marketing:

• Marketing é uma prática e um estado de espírito. – praticar marketing é uma coisa que está na intuição de todas as pessoas. Todo mundo tem um marketeiro dentro de si.

• Marketing é respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa e àquilo de que precisa: fazê-lo descobrir novas necessidades e atende-las.

• Marketing é criar e agregar valor aos produtos e serviços que temos. – o processo de agregação de valor é contínuo. Não é por que temos um produto pronto, que não precisamos mais modificá-lo.

• Marketing é praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes. – faz parte do marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor.

• Marketing é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor – no marketing, estamos sempre pesquisando as necessidades do nosso consumidor, e agregando valor aos nossos produtos que vêm de encontro a estas necessidades.


Marketing X Publicidade: Qual a diferença?

Não é difícil encontrar pessoas que confundem marketing com propaganda ou vice versa. Ambos componentes são de suma importância, mas eles são muito diferentes. Saber a diferença entre eles e fazer uma pesquisa de mercado podem colocar sua empresa no caminho para um possível crescimento.

Começaremos revisando as definições formais de cada termo e então explicamos como marketing e propaganda diferem:

Propaganda: Um anúncio pago e não pessoal de uma mensagem persuasiva de uma determinada marca; a apresentação ou promoção não pessoal de produtos dessa marca para os consumidores já existentes ou clientes em potencial.

Marketing: O planejamento sistemático, a implementação e o controle de uma mistura de atividades de negócio que tem como objetivo unir compradores e vendedores para trocas ou transferências igualmente vantajosas de produtos.

Após a leitura das duas definições é fácil de entender porque a diferença pode ser confusa ao ponto que as pessoas veem ambas como a mesma coisa então vamos explicar um pouco mais.

Publicidade é um dos vários componentes do processo de marketing. É a parte na qual você irá contar ao mundo sobre seu negócio, sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece. A publicidade envolve o processo de desenvolver estratégias como local de exibição, frequência, etc. Propaganda inclui a colocação de um anúncio em meios como jornais, correio direto, televisão, rádio e obviamente a internet. A publicidade usualmente é o maior gasto dos planos de marketing das empresas, sendo que relações públicas está em segundo lugar e pesquisa de mercado logo depois.

A melhor maneira de diferenciar propaganda e marketing é pensar neste como uma pizza e aquele como uma fatia da pizza. Nesta pizza que forma o mix de marketing você tem fatias de propaganda, pesquisa de mercado, planejamento de mídia, relações públicas, distribuição, apoio ao cliente, estratégias de venda e envolvimento da comunidade. Propaganda é apenas uma das fatias da pizza na sua estratégia de marketing. Todos esses elementos devem não apenas funcionar independentemente, mas também em conjunto para atingir um ideal comum. Marketing é um processo que leva tempo e que envolve horas de pesquisa para que o plano elaborado seja efetivo. Pense em marketing como tudo que uma organização faz para facilitar uma troca entre empresa e consumidor.

Qual a diferença entre marketing e vendas?

Vamos pensar sobre essa questão por um momento. Sem marketing, você não teria perspectivas e metas para atingir, mas sem uma boa técnica de vendas e estratégia, sua taxa de fechamento de novos negócios será deprimente. Marketing e vendas devem trabalhar simultaneamente, mas, em grande parte das empresas, são departamentos separados que nem se comunicam.

marketing-vendas

Se nós voltarmos ao básico, marketing é tudo que a empresa faz para perseguir e alcançar suas metas e o processo de vendas é tudo que a empresa faz pra fechar a venda e conseguir um contrato assinado. Ambos são necessidades para o sucesso de um negócio. Você não pode ficar sem nenhum dos dois. Se você trabalhar estrategicamente para unir os dois, você irá observar um considerável aumento no tamanho do seu negócio. Contudo, se eles estiverem desequilibrados ou se os departamentos não se comunicarem, o crescimento do seu negócio poderá ser prejudicado.

O marketing deve consistir de estratégias que você pode alcançar e desenvolver para persuadir seus potenciais clientes de que você é a empresa que eles procuram. É a mensagem que prepara os clientes para a venda. Pode consistir de propaganda, relações públicas, mídias sociais, marketing de relacionamento, marketing de marca, marketing viral e correio direto.

O processo de vendas consiste de interação interpessoal. Geralmente é feito em reuniões individuais, ligações profissionais e por meio de ferramentas da internet. É qualquer coisa que te envolva com o consumidor (ou potencial consumidor) num nível pessoal ao invés de a distância. Na grande maioria das vezes este cliente terá vindo até você por esforços do marketing.

Eu gosto de pensar que o marketing inicia um processo de oito passos que você precisa para levar um cliente potencial para o fechamento de uma venda. Se o marketing for feito corretamente, você poderá chegar a um outro nível com seu cliente potencial, um nível onde fica muito mais fácil para o vendedor ou o departamento de vendas fechar o negócio.

Você entende o ciclo?

Estudos mostram que você precisa de vários contatos usando vendas e marketing para mover um potencial cliente de um nível para outro. Por isso é importante que você desenvolva um processo que combine vendas e marketing. É tudo uma questão de equilíbrio. Confirme que você integrou, na sua empresa, as duas áreas: marketing e vendas. Elas não podem ficar separadas. Se elas estiverem em departamentos diferentes, esses devem se falar e comunicar para funcionar corretamente.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;