Afinal, o que é marketing?

Grande parte das pessoas confunde marketing com publicidade. A publicidade é uma parte importante do marketing, mas apenas uma parte. Outras acham que marketing é vendas. Mas se você desenvolve o marketing de modo eficiente, a venda acontece naturalmente, por que o produto foi feito sob medida para o consumido. Então o que é marketing?

É importante entender que o marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing engloba entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de marketing.

O que é marketing

Vamos ver algumas definições de marketing, e depois listar alguns aspectos para entender o que é marketing.

A definição de marketing pelo guru do assunto, Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual mdivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.”

Dc acordo com outra definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações”. Definição elegante, não?

Temos uma lista abaixo com nossas próprias definições, ou aspectos do marketing:

• Marketing é uma prática e um estado de espírito. – praticar marketing é uma coisa que está na intuição de todas as pessoas. Todo mundo tem um marketeiro dentro de si.

• Marketing é respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa e àquilo de que precisa: fazê-lo descobrir novas necessidades e atende-las.

• Marketing é criar e agregar valor aos produtos e serviços que temos. – o processo de agregação de valor é contínuo. Não é por que temos um produto pronto, que não precisamos mais modificá-lo.

• Marketing é praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes. – faz parte do marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor.

• Marketing é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor – no marketing, estamos sempre pesquisando as necessidades do nosso consumidor, e agregando valor aos nossos produtos que vêm de encontro a estas necessidades.

Neste momento você já pode criar a sua definição do que é marketing. Como pode ver, é algo complexo de se explicar em uma definição só.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;